Pages

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Dos humanos - Os irônicos.

Tanta sutileza em poucas palavras. Eu diria até, que a ironia é uma arte. E que são raríssimos os indivíduos que fazem uso dela com maestria. Arrisco dizer também que banalizaram essa figura de linguagem. Agora, ser engraçado é ser irônico, criticar tudo é ironia. Crueldade é ironia e, o pior de tudo: mentira virou ironia. Você fala qualquer coisa a uma pessoa e, no momento em que percebe que não a agradou, diz naturalmente: "Relaxa, eu só estava sendo irônico". E não adianta negar, é exatamente assim que acontece quando dizemos o que pensamos aos outros e não somos capazes de assumir. Toda a culpa sobra para ela. É.
Apesar de tudo, sou a favor da ironia; aquela, sem máscaras. Aquela ironia que incomoda, persiste e argumenta. Aquela que tem um fundamento, que alerta, que impõe. Ou ainda, aquela mais divertida, leve, sem julgamentos ou ofensas, sem intenções destruidoras. A ironia natural, que chega, toma conta e passa despercebida, inerte, tímida. A ironia que torna as pessoas mais interessantes, espertas. Aquela ironia, a pura.
Saudades do tempo que ironizar não era sinônimo de jogar indiretas. Saudade.

1 comentários:

DuKe disse...

Ironia é realmente uma arte, os poucos que dominam esse dom, se é que posso chamá-la assim, podem confundir pessoas, atingindo objetivos mais facilmente. Claro que há males que vem para o bem, então uma ironia bem colocada pode acabar com uma pessoa prepotente ou que esteja tentando chamar a atenção. gostei muito do texto!!

Postar um comentário