Pages

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dos humanos - Os egoístas.

O "meu" é sempre melhor que o "seu". É uma frase complexa, quase tão complicada quanto o próprios egoísmo. Pesquisei muito sobre o assunto, devo dizer. Afinal, minha intenção é justamente oposta ao significado da palavra. Parece muito fácil acusar as pessoas de serem egoístas, não é mesmo? Vemos, cada vez mais, indivíduos que só sabem conversar sobre si mesmos e ressaltar suas próprias conquistas. São as vítimas da vida. Sempre reclamando e fazendo drama da boca para fora. Que tal procurarmos entender? Quem nunca fez um pequeno drama que atire a primeira pedra. Mas, não exageremos. Ser sempre o coitado da história não é legal. E não levem isso como uma crítica, mas como uma pequena, e rasa, observação.
Aliás, eu não fui a única a pensar sobre isso. Vasculhando alguns artigos online, deparei-me com uma tal de teoria do egoísmo psicológico. A teoria é longa e vários filósofos fizeram suas análises pessoais. Resumidamente, a mesma tem como base a ideia de que todo e qualquer pensamento altruísta possui, no fundo, um propósito egoísta. Ou seja, quando alguém age de modo a ajudar o próximo ela está, simplesmente, seguindo seus interesses individuais. Desse modo, não houve nenhuma criatura verdadeiramente preocupada com o bem-estar alheio. E nem haverá.
A teoria parece sim muito real; mas, considero-a um tanto radical demais. Apesar de que, deve-se constatar que, temos vivido um pouco do que ela diz. Não se pode mais dizer que haja alguém plenamente feliz em ajudar ou outros ou torcer por seus semelhantes sem ganhar nada em troca.
Enfim, assim como tudo que existe, os excessos são sempre prejudiciais. Ser egoísta demais também é problemático. E por mais automático que seja, não custa nada tentar olhar além da própria imagem refletida no espelho. Auto-confiança e egoísmo são bem diferentes, vale a pena rever nossos conceitos.

2 comentários:

Kamii disse...

Eu acho sim que alguem pode fazer algo por puro altruismo mas o egoismo esta presente em todos nós com certeza.

Tatah sua linda, continue sempre escrevendo <3

Talita Rodrigues. disse...

Verdade! O altruísmo tem que ter seu mérito também. Mas, não dá pra fugir, a gente vai acabar sendo egoísta em algum momento.
Muuuuuuuito, muito, muito obrigada Kami s2

Postar um comentário