Pages

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Sobre clichês e frases feitas - Desgraça pouca é bobagem.

Foram várias ideias, vários rascunhos e muita impaciência. Enfim, depois de algum tempo e pouquíssimas horas de sono, aqui estou eu. Resolvi aproveitar as férias para trazer de volta a proposta da série Dos Humanos (para quem ainda não leu, o primeiro texto está aqui). Desta vez também serão 7 artigos, postados 1 por dia, mas que trarão comentários e observações sobre os clichês, ditados populares, frases feitas e afins; aos quais somos expostos diariamente. Que tal pensarmos um pouco sobre isso?


Quando tudo tem dado errado e parece que você fez todas as escolhas da maneira mais equivocada possível. Você para e pensa: "Será que tem como piorar, hein vida?". Espere. Tem sim. Suponho que você esteja vivo; então se prepare, a vida ainda pode te afundar um pouquinho mais. Afinal, desgraça pouca é bobagem. E como se não bastasse um único problema, as preocupações resolvem aparecer todas-ao-mesmo-tempo-agora.
Pode ser a vida profissional que não demonstra evolução. Pode ser a amorosa, e as mentiras que ela pode trazer consigo. Pode ser a sua imagem no espelho; petulante, infeliz. Pode ser a presença de alguém, aquele ser irritante. Pode ser a existência pura e simples e o tédio que, ocasionalmente, ela promove. Ou ainda, e muito provavelmente, podem ser todas essas razões juntas. A roupa que não serve, o arroz que desanda, o cabelo que não pode ser domado. E pronto: você é um desgraçado por completo. Chora, grita e bate a cabeça na parede. Eu sei, Querido Leitor, não está fácil para ninguém.
Desistir soa como uma boa opção e até, dependendo da gravidade da situação, como a melhor. Não se culpe por ter pensado em jogar tudo para o alto, todavia. É normal que nos sintamos os mais prejudicados do mundo, acredite. É normal ter vontade de gritar quando tudo parece ao contrário. E eu arrisco até dizer que a gente tem mesmo que tocar o chão do fundo do poço para pensar em alguma saída, em algum outro caminho. É como se você precisasse ficar inteiramente no escuro para aprender a dar valor a um único ponto de luz existente, independente de sua origem ou intensidade. É só a luz que importa.
Com as "desgraças" também funciona assim. Você tem que conhecê-las para poder se livrar delas. E acredite, você só tem os problemas que é capaz de carregar. Nem mais, nem menos. É uma questão de perceber que quando sua vida vira do avesso, talvez seja porque o avesso sempre foi seu lado certo. Aguente firme. Sorria. Apegue-se à pouca luz que ainda há no seu quarto. Permita-se errar. Não há desgraça que sobreviva à isso, é infalível.

2 comentários:

Caio Coletti disse...

"uma questão de perceber que quando sua vida vira do avesso, talvez seja porque o avesso sempre foi seu lado certo". Ai, que texto lindo, e reconfortante, e verdadeiro. Sempre achar aquele ponto de luz, e se agarrar a ele, se dar conta que ele sempre esteve ali, e nunca vai deixar de estar <3

Carlos Gustavo Godoy Ilha disse...

Muito legal essa reflexão. Parabéns, sabedoria há no que você escreve.

Postar um comentário