Pages

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Não tenha medo da perfeição. Você nunca vai atingi-la .

Procurei em todos os lugares o significado de perfeição. E as palavras que encontrei para defini-la eram realmente muito bonitas e complexas, mas fiquei extremamente decepcionada quando me dei conta de não existe nenhum ser digno de pertencê-la. Segundo minha pequena pesquisa, o adjetivo perfeito designa aquele que reúne todas as qualidades; que não possui defeitos; ideal, impecável; excelente. Completo, absoluto, total.Agora respondam-me, caros leitores: vocês conhecem alguém assim tão superior que possa ser chamado de perfeito? Doce ilusão.
Mesmo depois de já tirar minhas próprias conclusões, fiquei intrigada em saber por quê então, buscamos características inalcansáveis? Não consigo entender o que se passa na mente humana. Parece que em pleno século XXI ainda insistimos em praticar a tortura. Seja com o corpo, o cabelo, com o jeito de falar, vestir, andar ou pensar, todos sempre querem ser diferentes. Este é o problema: aceitar suas próprias qualidades e não saber controlar os defeitos. Não estou dizendo para os indivíduos deixarem de ser vaidosos, mas que eles saibam até onde suas escolhas são saudáveis. Enquanto buscarmos as mudanças e as mesmas forem benéficas à nossa saúde mental, talvez a perfeição não se torne uma cultura. Limite. Tudo que fazemos deve ser limitado, moderado, controlado, por mais que o fanatismo tome conta de nossas ideias. E quando acontecer, serve analisar os fatos e ver que toda a beleza física é uma percepção. Os olhos podem ver aquilo que querem e do modo como desejam. Talvez seja por isso que eles sejam os órgãos mais instigantes do organismo. As emoções, pensamentos e sentimentos podem ser simplesmente revelados através de um olhar. Perigoso. Ele também pode nos fazer culpados, feios, incapazes e tantos outros vocábulos negativos. Quando nos damos conta disso, chegamos ao principal: a vida é perceber.

Perceber que não há bonito ou feio; inteligente ou burro; normal ou estranho; louco ou lúcido; há somente visões distintas da mesma coisa. Distintas e verdadeiras. Cada um carrega a sua verdade o que não o torna, necessariamente, dono dela.
Bloqueamos nossa capacidade de enxergar a diversidade de pessoas que estão conosco e quão belas elas são. E o mais importante: como elas podem mudar nossas vidas, com simples gestos e poucas palavras. Todos somos incríveis e independentemente da aparência, temos que aprender a transformar o que não apreciamos em experiências para lidar com todas as cobranças que a sociedade nos impõe. Não existem estereótipos para a felicidade. Somente há a vontade de aproveitar cada momento e fazê-lo eterno. Afinal, a perfeição está em poder viver um dia de cada vez, respirando fundo e procurando respostas para as questões que ainda não compreendemos. Portanto, permita-se: dance, pule, cante, mude, faça, seja, fale, ACONTEÇA. De nada vale buscar o biotipo ideal e perder aquilo que temos de mais precioso: o tempo. Não podemos perdê-lo com tanta futilidade que há à nossa frente se temos tantos outros desafios a enfrentar. Eu sei que é difícil não se adaptar ao mundo e seus conceitos. A maioria das vezes também me sinto coagida a ser e agir como os padrões doutrinam. Todavia, eu não consigo mentir. Muito menos para mim mesma. E por isso me conformei com o que sou. Fazer o quê, vocês teram que me aceitar assim, repleta de imperfeições e defeitos (vale ressaltar que eu nao seria nada sem eles).
Precisamos de humanos e não de capas de revista. Apenas VIVA.


"Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugná-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito" - Fernando Pessoa.

1 comentários:

Caio Coletti disse...

Mais um texto brilhante!

A gente pensa de forma bem parecida, me identifiquei bastante com seu segundo parágrafo, porque uma das coisas que mais tento levar em consideração na vida é o respeito a opinião e a visão dos outros, mesmo que ela não seja compatível com a minha. Como você disse muito bem, cada um carrega a sua verdade, e ninguém é dono dela. Porque verdade absoluta não existe! Assim como a perfeição. ;)

E, ressalto, o fato de sermos imperfeitos só nos torna mais belos. Você matou o assunto com essa frase do Fernando Pessoa no final.

Beijos! ;D

P.S.: Sua contribuição vai ao ar no Anagrama no dia 11 de Fevereiro, sexta-feira! ;D

Postar um comentário